Opções de acabamento
A partir de 22/11/2023 estamos trabalhando apenas com 3 tipos de acabamentos, sendo crua (pinte você mesmo), natural com verniz e pintura com laca. Cada acabamento tem suas particularidades.
ASPECTO e CARACTERÍSTICAS
Crua - a madeira apenas recebe lixamento, fica bem clarinha por não receber produtos. Você pode aplicar qualquer produto sobre a madeira.
- Pró: a madeira fica clarinha, pra quem é fã de pinus.
- Contra: se a madeira não receber um tratamento mínimo, uma proteção qualquer, pode vir a criar fungos dependendo do ambiente.
Natural com Verniz - após o lixamento a madeira recebe uma aplicação de verniz no sistema chamado em marcenaria de "boneca". Trata-se de aplicação utilizando um combinado de estopa com tecido. Isso permite que o acabamento fique mais fino, sem aquele aspecto grosseiro que é comum em madeiras que ficam no tempo.
- Pró: mantém o aspecto rústico e natural recomendado pelo método montessori, criando um ambiente que remete a natureza.
- Contra: não sei se podemos considerar isso como um ponto contra, mas o acabamento natural tem que ter um reforço assim como qualquer móvel sem pintura, utilizando cera, lustra móveis, óleo de linhaça e semelhantes.
Pintura com Laca - Muitos conhecem a laca como o melhor acabamento para móveis. Mas o que ninguém te conta é que existe diversas formas de aplicar a laca. Outro detalhe é como cada fabricante prepara a superfície a ser pintada. Não existe uma regra ou um padrão a ser seguindo. Cada fabricante faz o seu. A indústria moveleira aplica de forma robotizada e informatizada, deixando o acabamento uniforme e seguindo um padrão de qualidade. Os fabricantes artesanais aplicam a tinta com compressor de ar e pistola de pintura. Isso faz com que o acabamento não siga o mesmo padrão, se tornando diferente em cada fabricante. Então se você viu um móvel laqueado em determinado lugar e resolveu comprar em outro, fique atento, pois o acabamento pode não ser o mesmo.
- Pró: entre os acabamentos para móveis é a melhor opção, por ser mais resistente.
- Contra: mesmo sendo melhor não está descartada das cores claras sofrerem amarelamento do pinus. (vide a página de garantia e troca e devolução de todos os fabricantes).
PINTURA COM LACA X LAQUEADO
É comum acharmos que envolver laca no acabamento já é um laqueado. Mas não é bem assim que funciona.
A pintura laqueada exige um excesso de procedimentos e insumos de pré-pintura e pintura para se chegar no mais perfeito resultado. Esses gastos são inclusos no valor final do produto. Por isso o alto valor de móveis laqueados.
Para conter o avanço dos preços, a Pico-Pico estudou diferentes métodos de aplicação da tinta laca, compactando uma série de processos que torna o preço final do produto condizente e mais acessível. Assim criamos a Pintura Laca Simples e o Laqueado.
Mas afinal qual é a diferença na prática?
Por fotos não é possível notar as diferenças, mas a pintura com laca preserva os detalhes da madeira.
E quais são esses detalhes?
A madeira não é igual o MDF, que tem uma superfície lisa já de fábrica. A madeira tem que ser bem lixada para poder receber tinta e mesmo assim nota-se o desenho dos veios e muitas vezes a textura.
A pintura laqueada esconde qualquer detalhe da madeira, porque um dos procedimentos é encher a madeira de massa acrílica. Isso faz com que a madeira fique com a superfície super lisa e uniforme, quase parecendo um MDF. E todos os processos são repetidos diversas vezes até chegar no resultado. Mas existe um problema que ninguém conta. O excesso de massa pode fazer com que a superfície fique quebradiça, trincada ou danifique com simples batidas.
Não existe uma regra ou um padrão de mercado para cada acabamento. Tudo depende de cada fabricante e de quais procedimentos adotam na fase de pré-pintura e pintura.
Para efeito de comparação entre fabricantes, quando uma loja posta fotos de móvel infantil, tem que ser avaliada qual madeira é feito, qual o acabamento aplicado, a distância que foi tirada a foto e se de fato é uma foto ou é um projeto com perspectiva realista, o que muitas lojas fazem atualmente na internet. A Pico-Pico faz questão de postar as fotos das nossas camas montadas na casa dos clientes. Basta ver nosso Instagram e fotos do site.
Dica: no Instagram ou em qualquer outra rede social tente dar zoom nas fotos. Raras as vezes se percebe, mas se notar a superfície pintada com muitas marcas é porque a madeira não recebeu o lixamento devido.
Como aplicamos cada acabamento:
Todo o processo de fabricação é feito artesanalmente do início ao fim, sem equipamentos robotizados ou máquinas de última geração. Em algumas produções utilizamos ferramentas manuais como formão, serrote japonês e lixamento manual, tudo para manter a tradição da marcenaria estampada em nossos produtos. A pintura é feita com pistola de pintura adequada e compressor de ar.
Madeiras
- Pinus Comum: Material de reflorestamento (o que torna essa a melhor madeira para móveis do ponto de vista ambiental), macia ao corte e de textura fina. É resistente, durável, de alta qualidade e chama atenção por sua tonalidade clara. A madeira mais barata que temos hoje em dia por ter um reflorestamento rápido e abundante. Muito utilizada na construção civil. É a melhor indicação para quem deseja peças na cor natural da madeira, pois o pinus tem "desenhos" e veios lindos aos olhos dos apreciadores. Um pinus bem lixado e com aplicação de verniz se torna uma peça perfeita e, ao contrário de muitas opiniões, se torna tão nobre quanto outras madeiras. O pinus comum não recebe tratamento na madeireira. Não é indicado para ambientes que possam ser foco de cupins e temperatura elevada (se for com pintura branca). O pinus com acabamento em verniz ou laca tem menor chance de ter ataque de pragas, por conta da química na superfície.
DICA IMPORTANTE: Não se engane achando que o pinus tratado industrial é superior ao pinus comum (só porque esse leva o nome "tratado"). O pinus tratado industrial nada mais é do que o pinus comum, porém ele entra numa estufa e lá recebe veneno sob pressurização. Isso não altera a superfície da madeira, não altera os nós, os veios, logo não altera a qualidade também.
- Pinus Tratado: Não trabalhamos mais com o pinus tratado industrialmente (esverdeado) desde maio de 2021. O produto aplicado é cancerígeno e ao lixar a madeira expunha o operador à riscos. Hoje nós fazemos um tratamento com cupinicidas disponíveis no mercado onde qualquer um pode aplicar. Essa aplicação é feita apenas após o lixamento da madeira, não trazendo riscos ao operador. É o mesmo pinus comum, porém passa por um processo de tratamento feito por nós. A validade do veneno aplicado à madeira geralmente é de 5 (anos) segundo o fabricante. Ao contrário do que todos pensam, o pinus tratado pela indústria pode apresentar mofo e resina, conforme vídeo no nosso Instagram.
Dica: angelim amarela a pintura clara com mais facilidade que o pinus. Eucalipto pode rachar com facilidade.
Marcenaria artesanal voltada para a fabricação de peças infantis e pequenas peças para jardins e utilidades domésticas.